O Curso Pré-Vestibular Popular Triu (ou apenas Cursinho TRIU) é um projeto sem fins lucrativos que atua como um pré-vestibular em Barão Geraldo, na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, desde 2004 (está completando 15 anos de história!), e que valoriza uma educação que pensa o indivíduo de forma integral – ou seja, na sua totalidade, considerando seu aspecto cognitivo, social e emocional.
Temos como objetivos principais a popularização da universidade pública, através do esforço pela democratização do acesso da população das classes baixas e oriunda do ensino público aos cursos superiores, e a contribuição para a formação cidadã e crítica das pessoas e para a construção de sua autonomia, para que atuem com mais consciência em seus contextos e na sociedade, transformando a si mesmos e sua realidade coletiva – muitas vezes excludente e desigual.
Está na base de nossa proposta pedagógica uma educação que:
– respeite as diversidades (de gênero, de orientação sexual, étnico-raciais, religiosas e de expressão), buscando, além disso, sua valorização, promovendo um entendimento mais aprofundado de todas estas questões que permeiam a vida social a fim de dirimirmos e superarmos toda e qualquer situação de opressão, violência, intolerância e ódio.
– valorize a democracia, a participação horizontal e o diálogo
– preze pelo coletivismo em detrimento ao individualismo
– se preocupe com o meio ambiente e incentive formas econômicas solidárias, comunitárias, sustentáveis e alternativas
– combata a desigualdade social
– promova a inclusão social de todas as pessoas que possamos ter contato, sem discriminação.
NOSSOS PROJETOS
O Cursinho Triu é um espaço que valoriza a educação laica, crítica e humana.
Pretendemos, como já dito, pensar o indivíduo de forma integral e, portanto, oferecer um projeto que contemple essa visão.
Dentro desta pretensão criamos propostas de trabalho a fim de atingirmos nossos objetivos e atendermos da melhor maneira nosso público.
Então, além de oferecer uma estrutura diferenciada de educadores e educadoras que trabalham os conteúdos cobrados nos principais vestibulares do país e no ENEM, com propostas pedagógicas e metodologias que melhor atendem a complexidade e as necessidades de nosso público (com disciplinas com mais de um professor por sala, com aulas dinâmicas e que incentivam a participação ativa do estudante, com uma grade curricular alternativa), criamos:
Uma Equipe Pedagógica
Projeto de apoio sócio-psico-pedagógico – basicamente um acompanhamento holístico e contínuo dos estudantes, em todos os aspectos pertinentes e cabíveis que podem envolver sua vida educacional.
Dando exemplos, buscaremos compreender, conhecer e atuar em questões como o progresso da assimilação de conteúdos e dos resultados em avaliações, o histórico de frequência, as relações familiares de apoio, as condições sócio-econômicas (incluindo transporte), o histórico de escolarização, a saúde física, mental e emocional, a rotina de trabalho e estudo, os hábitos alimentares, as dificuldades de aprendizado, etc.
Desde sua criação, em oposição aos modelos de cursos pré-vestibulares particulares, o Cursinho Popular Triu sempre foi inquietado pelo abandono emocional, pedagógico e humano dos estudantes em período de vestibular e, por isso, ao longo do tempo diversas propostas foram levantadas, repensadas e aperfeiçoadas, visando o melhor acolhimento e acompanhamento dos indivíduos pertencentes ao cursinho.
O apoio vocacional e por vezes emocional fazem parte da proposta, visando a permanência dos estudantes no Cursinho e sua qualidade de vida. Além disso, também é uma das atribuições do Orientador Pedagógico visar pelo maior aproveitamento do indivíduo em relação aos estudos e, sendo assim, cabe a essa função instruir e aconselhar o educando sobre quais as melhores decisões a serem tomadas a respeito da sua realidade de vestibulando.
Contamos, neste projeto, com uma Equipe de Psicologia, a qual atua no contexto do cursinho considerando os preceitos da psicologia crítica e educacional, mantendo contato estreito com a Equipe Pedagógica.
Objetivos
A Equipe Pedagógica apresenta como principais objetivos gerais:
– Assegurar apoio emocional, educacional e humano a todos estudantes.
– Perceber previamente possíveis situações de evasão e tentar evitá-las.
– Fazer um trabalho em conjunto com a Equipe de Psicologia
– Contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, atuando no possível aprimoramento metodológico e problemas pedagógicos do cursinho em geral e de cada estudante.
O Projeto ISCA – intervalos de saúde, cultura e arte
Considerando que trabalhar com atividades culturais, artísticas e de saúde é algo essencial, criamos o projeto ISCA (intervalos de saúde, cultura e arte)
Sua proposta é usar os intervalos de aula – que podem ser estendidos e durar entre 15 e 40 minutos – para realização de diversas atividades, programadas dentro de um cronograma flexível, porém com certa regularidade (semanal, quinzenal).
Estão inclusas nessas atividades: pequenas oficinas artísticas, intervenções poéticas e teatrais, apresentações ou aulas de dança, apresentação musical, exposição fotográfica, de pintura ou esculturas, meditação, esportes, brincadeiras, leituras, experimentações científicas, saraus, etc.
Os objetivos principais são:
– incentivar a participação dos estudantes, os estimulando a desenvolver e expor suas aptidões artísticas;
– contribuir com a formação e aumento das vivências culturais das pessoas, incentivando o senso crítico;
– contribuir para a melhoria da saúde física, mental e emocional dos estudantes, com atividades anti-estresse e esportivas, ajudando, assim, no próprio rendimento educacional;
– tornar o Cursinho Popular Triu um espaço aberto e de referência para grupos culturais e artísticos (de movimentos sociais, independentes ou universitários) e também para artistas individuais;
NOSSO PÚBLICO
O público abarcado pelo Cursinho TRIU é aquele que inclui as pessoas vindas do ensino público, já desimpedidas de prestar o vestibular e ENEM, independentemente de sua idade, e que possuem uma condição sócio-econômica prejudicada – ou seja, de baixa renda familiar e recursos materiais insuficientes. Geograficamente, seus estudantes vêm de diversas origens de Campinas e região (como Sumaré, Hortolândia e Paulínia), principalmente de suas periferias.